Busca rápidaX

MANCHETES

No último dia da atual gestão, mais duas obras são entregues

31 de dezembro de 2020

A prefeitura de Ijuí realizou hoje a entrega simbólica de mais duas obras na zona urbana da cidade. A primeira etapa da revitalização da Praça dos Imigrantes, e a pista de skate construída no local foram inauguradas.

A pista, principalmente, era uma demanda antiga dos esportistas de Ijuí, que não contavam com um local adequada para a prática do skatismo, que inclusive se tornou esporte olímpico.

Na Praça dos Imigrantes, diversas melhorias também foram feitas, como a instalação de um novo playground, com brinquedos que estimulam o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças.

A iluminação da Praça foi toda revitalizada, com lâmpadas LED em pontos que permitem a iluminação integral do local. Rampas de acessibilidade também foram construídas.

Além disso, foi instalado no Praça dos Imigrantes de Ijuí um balanço acessível para cadeirantes, um dos primeiros equipamentos do tipo na cidade.

O secretário-adjunto de Cultura, Esporte e Turismo, Rogério Dürks, afirmou que a obra é um investimento em saúde, ao citar que esporte e lazer são dois tipos importantes de saúde preventiva.

Dürks também citou que, tanto os espaços da Praça dos Imigrantes, quanto a pista de skate, precisam ser adotados pela comunidade, que precisa zelar pelo patrimônio público.

Também hoje foi assinada a ordem de serviço para o início das obras da segunda etapa de revitalização da Praça, com o paisagismo que transformará o local em um cartão postal da cidade.

O investimento foi feito com recursos de emenda parlamentar do senador Paulo Paim, do PT, e contrapartida do município.

Ijuí contará em 2021 com um centro de processamento de resíduos, como restos de construção civil, galhos de podas e outros materiais.

Através de uma parceria entre a prefeitura e a empresa Elementar de Ijuí, uma área localizada na Faixa Velha vai receber, processar, reciclar e descartar materiais que, atualmente, são jogados em depósitos clandestinos em diversos pontos da cidade.

A estrutura do centro de processamento está praticamente concluída, e faltam apenas os galpões onde os materiais serão armazenados, que só não estão prontos porque, devido à pandemia, muitos materiais para a construção civil estão em falta.

A previsão é de que no fim de março do próximo ano, o centro de processamento estará em funcionamento.

O investimento total da Elementar ultrapassa os R$ 2 milhões, e gerará 30 empregos diretos, além das vagas indiretas geradas a partir do movimento de transporte e reciclagem de materiais que serão processados.

Segundo o diretor da Elementar, Júlio César Jeremias, a ideia de construir o centro de processamento surgiu da falta de um local licenciado para depósito de sobras da construção civil, a partir das atividades que a empresa já realiza.

Para além dos resíduos gerados em Ijuí, a Elementar abre as portas para o recebimento de materiais em outros municípios.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!