Uma matéria divulgada hoje (07) indica que o número de pedidos de seguro-desemprego no Brasil aumentou 1,9% em 2020, somando 6,8 milhões no ano. Em Ijuí, no entanto, a realidade é diferente.
Segundo o coordenador do Sine, Marcelo Gonzaga, desde meados de Junho do ano passado, a colmeia do trabalho vem registrando uma crescente no número de vagas ofertadas no mercado de trabalho, na medida em que Ijuí, nos últimos oito meses registra mais contratações que demissões.
Segundo dados do Caged- Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, em Novembro por exemplo, somente a área do comércio de Ijuí ofertou 359 vagas de emprego e 295 demissões, totalizando um saldo positivo de 64 pessoas.
Já em Novembro, também na área do comércio, foram 395 vagas ofertadas e 253 demissões, ou seja, saldo positivo de 142 contratações.
Ainda segundo o coordenador do Sine de Ijuí, nos últimos oito meses o número de pedidos de seguro-desemprego chegou a cair 40%, índice que continua atualmente. “Mesmo diante de uma pandemia, os dados indicam que Ijuí contratou mais do que demitiu em relação ao mesmo período de 2019, quando ainda não havia a situação com a Covid-19” finaliza Gonzaga.