Busca rápidaX


MANCHETES

SMS de Ijuí pede compreensão dos trabalhadores da saúde sobre vacinação contra Covid

26 de janeiro de 2021

A secretaria de Saúde de Ijuí vai utilizar as 1.380 doses da vacina contra a Covid-19, da Oxford/AstraZeneca, para imunizar, especialmente, profissionais de saúde que trabalham nos três hospitais do município com pacientes imunodeprimidos. Conforme a responsável pelo setor de vacinação da pasta, Salester Ruver, trata-se de funcionários dos hospitais de Caridade, Bom Pastor e Unimed Noroeste que atuam nos segmentos de radiologia, quimioterapia, hemodiálise, dentre outros. Também receberão as doses os profissionais de laboratórios existentes dentro de hospitais que estão em contato com pacientes infectados pelo coronavírus. A tendência é que essa nova etapa de trabalho comece amanhã.

A primeira fase de doses do imunizante Oxford AstraZeneca foi repassada ontem. Com essas vacinas, mais os imunizantes da CoronaVac, outro tipo de medicamento contra a Covid, que chegou a Ijuí na semana passada, o município vai totalizar cerca de 57% de imunização dos profissionais de saúde. Após haverá a segunda dose.

Por outro lado, os funcionários da saúde dos hospitais ijuienses, Centro de Triagem da Covid e UPA que ainda não receberam a primeira dose da CoronaVac, agora precisam comparecer na sede da secretaria municipal de Saúde para a imunização. Hoje pela manhã, Salester Ruver pediu que os trabalhadores de saúde tenham paciência, pois as vacinas chegarão a todos. Disse que existe muita pressão por parte do pessoal da saúde, pois querem a imunização imediata. Salester Ruver esclarece que a secretaria de Saúde de Ijuí respeita a ordem de prioridade por orientação do Ministério da Saúde, que nesse momento reserva doses anti-covid para quem atua na linha de frente da pandemia.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí