A ideia, segundo Costa, é que essa medida evite o acúmulo de veículos no local, o que poderia provocar congestionamentos e paradas em filas duplas. “Essas mudanças são necessárias para um melhor ordenamento do trânsito. Pedimos atenção especial à sinalização para viabilizarmos, assim o bom uso dos espaços e, com isso, evitar também eventuais autuações”, orienta Costa.
Além da implantação dessa sinalização, Costa diz que o Núcleo Viário, também está fazendo a aplicação de fitas elastoplásticas refletivas sobre parte da faixa de pedestres da Rua 14 de Julho, no cruzamento com a Rua 15 de Novembro e linhas de retenção na Rua 15 de Novembro, no cruzamento com as ruas 14 de Julho e Venâncio Aires. “Essas fitas, segundo o
fabricante, têm vida útil estimada de quatro anos, sem a necessidade de manutenção. Além disso, são altamente refletivas para o período noturno”, informa Costa.
De acordo com o coordenador do Núcleo Viário, foram aplicados 36 metros lineares nesses locais, como experiência. “O fabricante nos ofereceu uma demonstração do produto sem ônus para o município. Em caso de aprovação, futuramente, o município poderá vir a adquirir, de acordo com os respectivos processos legais de compra, quantidades maiores do material”, frisa.
Entre as vantagens do produto, segundo Costa, estão: a durabilidade, resistência e refletividade. “Isso dispensará constantes repinturas, gerando maior segurança aos pedestres e condutores”, resume.