Busca rápidaX


Escolas particulares de Ijuí se organizam para início do ano letivo de forma presencial

17 de fevereiro de 2021

Enquanto algumas escolas particulares de Ijuí se preparam para o retorno das atividades em sala de aula, outras já iniciaram o ano letivo. É o caso da Escola Adventista, que retomou as aulas no último dia 10.
Segundo o diretor da instituição, Ezequiel Bussmann, a volta as aulas ocorreu de modo híbrido, mas fica a cargo dos pais ou responsáveis definirem se querem mandar os filhos às salas de aula ou mantê-los em casa, acompanhando através de transmissões ao vivo. Segundo o diretor, cerca de 80% dos alunos retornaram de forma presencial.

A escola adventista de Ijuí atende alunos do Pré-4 ao nono ano, e no dia do retorno todos os educandos receberam um kit de higiene contendo álcool em gel e outros materiais importantes para evitar a contaminação por Covid-19.

Já o Colégio Evangélico Augusto Pestana (CEAP), está retornando hoje (17) com as atividades. Até a próxima semana as aulas ocorrem somente de forma virtual, já que nos próximos dias os alunos vão receber orientações e informações sobre os protocolos de segurança que devem ser adotados a partir da próxima segunda-feira (22), quando recomeçam as aulas também de forma presencial.

Segundo o diretor Gustavo Malschitzky, as aulas serão transmitidas online aos alunos que decidirem continuar no modelo virtual, porém, segundo ele, a maioria dos pais e alunos são favoráveis ao retorno presenciais. “Eles já entenderam que há toda uma organização para manter a segurança dos alunos e da comunidade escolar, temos salas de aulas grandes e oferecemos todos os materiais necessários para a segurança” avalia o diretor. Segundo ele a instituição já estava preparada para esse retorno desde maio do ano passado.

Na próxima segunda-feira (22) é a vez do Colégio Sagrado Coração de Jesus (CSCJ) receber os educandos. Segundo a diretora Lorena Beal, a primeira semana será dedicada ao acolhimento dos alunos e ocorre no formato presencial: segundas e quarta-feira será dedicada ao grupo 1, terça e quinta ao grupo 2, e na sexta-feira as aulas ocorrem de forma virtual.

Já a partir do 01º de março as aulas ocorrem no formato presencial, mas também serão transmitidas ao vivo aos alunos que optarem por continuar no modelo virtual. As aulas presenciais serão destinadas aos alunos da educação infantil, anos iniciais e finais, sexto, sétimo e oitavo ano além do terceiro ano do ensino médio. Já as aulas para o nono ano, primeiro e segundo ano do ensino médio ocorrem no sistema híbrido de escalonamento. 

Recentemente foi encaminhado aos pais um documento que questiona se eles pretendem enviar os filhos de forma presencial ou vão optar por continuar no modelo virtual. Dessa forma, até o início do ano letivo, já será possível saber quantos alunos devem voltar às salas de aula.

O Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA) também retorna na próxima segunda-feira (22) de forma presencial, contemplando o ensino híbrido aos anos Iniciais, finais e ensino médio. Para a educação infantil o retorno também será presencial. Segundo a diretora da instituição, Maristela Heck, o planejamento está de acordo com todos os protocolos de segurança e com a liberação do retorno às atividades definidas pelas autoridades competentes.

Na última segunda-feira (15) o governo do Estado retirou o limite de 50% de ocupação nas salas de aula para a aplicação de atividades presenciais em creches, escolas e universidades. Agora, as instituições de ensino podem operar sem restrição quanto ao número de ocupantes. A única exigência é o distanciamento mínimo de um metro e meio entre as cadeiras dentro das salas.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí