Busca rápidaX

Região de Palmeira das Missões tem indicação de bandeira preta e região de Ijuí vermelha

19 de fevereiro de 2021

Pela primeira vez, desde o início do sistema de distanciamento controlado do governo gaúcho, refente à Covid-19, há quase um ano, o Rio Grande do Sul tem 11 regiões pré classificadas em bandeira preta, o que indica risco altíssimo para a doença. Estão pré indicadas para a bandeira preta à próxima semana as regiões de Palmeira das Missões, Canoas, Capão da Canoa, Erechim, Lajeado, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul e Taquara.

A região de Palmeira das Missões, pela primeira vez, tem indicação de classificação preta. Nesta semana está em bandeira vermelha, de alto risco para a pandemia. Porém, a mencionada região tem o sistema de cogestão, que permite estipular regras sobre funcionamento de empresas e circulação de pessoas, por exemplo, até a bandeira inferior ao estipulado pelo Estado. Diante disso, se confirmar a classificação preta, a região de Palmeira das Missões tem possibilidade de atuar com nível semelhante de bandeira vermelha. Conforme o Estado, isso indica piora dos indicadores de internações e propagação de Coronavírus, com altíssimo risco para esgotamento da capacidade hospitalar e velocidade de disseminação do vírus.

As outras 10 regiões Covid estão pré classificadas em bandeira vermelha para a semana que vem, ou seja, também as regiões de Ijuí e Santa Rosa, que no momento estão em bandeira laranja, de risco médio para a doença. As regiões de Cruz Alta e Santo Ângelo se encontram em bandeira vermelha e assim estão pré indicadas para a próxima rodada. A classificação prévia para a próxima semana foi divulgada no final da tarde de hoje. Até as 6 horas de domingo, as regiões ou municípios podem apresentar recurso junto ao governo estadual para tentar bandeira mais branda. A classificação oficial das bandeiras para a semana que vem será informada segunda-feira à tarde.

A região de Ijuí possui a cogestão, portanto, se confirmar a classificação vermelha, poderá seguir regras de bandeira laranja. O governo gaúcho alertou que a região ijuiense teve aumento de internações por Covid nos últimos dias. O Hospital Unimed Noroeste/RS, por exemplo, tem três pacientes internados na UTI com Covid, ou seja, um morador de Ijuí, de 48 anos, uma homem que reside em Ajuricaba, de 66 anos, e uma moradora de Frederico Westphalen, de 48 anos. Outros 10 pacientes estão na unidade de isolamento, oito deles positivos para Covid e dois suspeitos. Além disso, nessa última semana, o município de Ijuí registrou mais seis óbitos por Coronavírus.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí