Em sessão plenária extraordinária virtual nesta terça-feira (23), os deputados estaduais aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei 11, que autoriza remanejamentos no Orçamento de 2021 para a possibilidade de compra de vacinas contra a Covid-19. Encaminhada pelo Poder Executivo no início do mês, a proposta foi aprovada por 53 votos a favor e nenhum contrário.
Em entrevista à Rádio Progresso o Deputado Estadual Jeferson Fernandes (PT) disse que essa possibilidade de compras de vacinas surgiu, ainda no ano passado, quando a bancada de oposição condicionou a aprovação das alíquotas majoradas do ICMS, com a destinação de recursos para a aquisição de imunizantes. Segundo o parlamentar, o Governo precisaria de R$1,5Bi de investimento para vacinar toda a população gaúcha, sem depender do envio de doses por parte do Ministério da Saúde.
Emocionado, Jeferson Fernandes (PT) lembrou da morte de sua mãe por Covid a cerca de 20 dias. Ele disse que perder um parente próximo pela doença é algo inimaginável e por isso luta para que o Estado consiga imunizar a sua população.
Jeferson Fernandes ainda disse que os deputados de oposição foram incompreendidos quando exigiram que o Estado comprasse as vacinas. Porém agora, todos os parlamentares observam que essa medida foi acertada, principalmente, segundo ele, observando a posição vagarosa que o Governo Federal trata do assunto.