Busca rápidaX

MANCHETES

‘Governador deve buscar alternativas e não vender a Corsan’, diz deputado Gerson Burmann

19 de março de 2021

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul apresentou, nesta Quinta Feria(18), uma proposta que visa vender o controle acionário da CORSAN para a iniciativa privada e assim não controlar mais as ações da companhia. Principal argumento do Governo para esse plano se refere aos altos investimentos que serão necessários a partir do próximo ano, a partir do marco regulatório do Saneamento Básico. O Governo estima que serão necessários R$1Bilhão em investimentos ao ano, algo que, para a equipe de Eduardo Leite (PSDB) seria inviável.

O Deputado Estadual Gerson Burmann (PDT) comentou a proposta. Em entrevista a RPI o parlamentar se disse surpreso com o anúncio do Governo e se colocou completamente contra a proposta. Para Burmann a CORSAN é uma companhia sólida e com resultados positivos anualmente. Segundo o parlamentar o Governador descumpre um compromisso com a população gaúcha, quando disse que não privatizaria nenhuma estatal com bons lucros. Caso da própria CORSAN e do Banrisul. Gerson Burmann disse que o governo precisa ‘Tirar a Bunda da Cadeira’ e buscar parcerias público-privadas para as necessidades de investimento projetadas.

O próximo passo do Governo é enviar ao Legislativo um projeto de Lei que permita ao Estado vender suas empresas sem a necessidade de consultar a população num Plebiscito. Projeto de igual teor já tramitou na casa, porém não foi votado. A comissão de constituição e Justiça da Assembleia Legislativa analisa essa hipótese novamente.

Fonte: RPI
error: Conteúdo protegido!