Busca rápidaX

Com sistema rotativo desativado, estacionar no centro de Ijuí vira loteria

25 de abril de 2021

Com o controle do estacionamento rotativo desativado, estacionar nas Ruas centrais de Ijuí virou uma loteria. Devido as flexibilizações e a reabertura das atividades comerciais, mesmo em Bandeira Preta, o volume de veículos que circulam pela cidade aumentou significativamente nas últimas semanas. Os controladores de tempo (parquímetros) funcionam exatamente para que as vagas de estacionamento ganhem rotatividade, porém, com a inatividade do sistema, muitos motoristas acabam estacionando seus veículos por um longo período durante do dia, ocasionando a falta de vagas.

Os 16 parquímetros instalados em vias de grande circulação cobravam dos motoristas entre R$1,00 e R$2,00, por no máximo duas horas de parada. Conforme a lei, aprovada pelo Legislativo e sancionada pela Prefeitura, após este período o motorista fica exposto a uma notificação de irregularidade que deveria ser quitada em até 48 horas.

Em recente contato com a reportagem da Rádio Progresso o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Obras e Trânsito Márcio Lucchese disse que enquanto vigorar a Bandeira Preta a cobrança seguirá suspensa. O Secretário ainda confirmou a vontade do Poder Público em retomar o debate sobre a terceirização do sistema. Esse debate deve chegar à Câmara de Vereadores logo a frente. O Presidente da comissão do Trânsito no Legislativo , vereador Bira Erthal (PL) já disse que é favorável que a iniciativa privada assuma o controle dos parquímetros trazendo assim, segundo ele, uma melhora ao sistema existente, e inoperante, hoje.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí