Busca rápidaX


Medidas contra a Covid em Ijuí deverão ter restrição de circulação e novas normas para entretenimento

19 de maio de 2021

Um comité técnico, composto por oito pessoas, foi criado, ontem, na região 13 Covid, de Ijuí, para estabelecer medidas de contenção ao Coronavírus. O grupo é integrado por quatro pessoas da Associação dos Municípios do Planalto Médio e outras quatro da Associação dos Municípios da Região Celeiro. Hoje, final da tarde, devem ser anunciadas as regras. A medida é necessária, pois ontem o governo estadual emitiu alerta para a região de Ijuí, em razão do crescimento de casos, óbitos e internações por Covid.

O Alerta é o segundo dos três níveis do novo sistema de monitoramento da pandemia, que passou a vigorar no último domingo no Rio Grande do Sul, batizado de 3As, ou seja, Aviso, Alerta e Ação. Caso os municípios ou regiões não tomarem providências, o Estado vai agir para controlar a Covid. Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, o prefeito de Ijuí, Andrei Cossetin, disse que hoje os prefeitos da região 13 se reúnem para discutir as propostas. Frisou que o município de Ijuí deverá determinar o fechamento dos restaurantes novamente as 23 horas.

Em relação às quadras de futebol, a ideia é liberar funcionamento apenas das estruturas particulares e sem serviço de copa, com meia hora entre uma partida e outra para a higienização. Andrei Cossetin ainda ressaltou a possibilidade de restringir a circulação das pessoas em Ijuí da meia noite até as 6 horas da manhã seguinte. O prefeito ijuiense aproveitou para antecipar que o comércio não deverá sofrer restrição de horários, pois as empresas já cumprem as normas sanitárias. No tocante às escolas, Cossetin esclareceu que até agora nenhuma foi fechada por conta da Covid e apenas cinco salas de aula suspenderam aulas presenciais por confirmação de Coronavírus entre professores ou alunos. Andrei Cossetin comentou que há excessos em alguns estabelecimentos noturnos. Inclusive dois Pubs foram interditados nos últimos dias, por descumprirem normas contra a Covid.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí