Mais de 1000 famílias gaúcha já adotam o Homeschooling como forma de educação para seus filhos. A informação é do Deputado Estadual Fábio Ostermann (NOVO). Em entrevista à Rádio Progresso o parlamentar detalhou a proposta aprovada na Assembleia Legislativa na última semana que possibilita tornar essa forma de ensino oficial no Estado.
Ostermann disse que a educação em casa é uma forma de possibilitar à criança uma liberdade de escolha e ressaltou que são muitos critérios exigidos, por isso, o homeschooling nunca irá substituir a escola tradicional. “São muitos critérios. Não é qualquer família que poderá aderir a essa forma de ensino”, ressaltou o parlamentar.
O aluno é avaliado por professores e precisa estar matriculado em uma instituição de ensino formal. Já o pai ou responsável tutor precisará provar que tem condições de educar a criança ou adolescente com qualidade. Fábio Ostermann salientou que o Rio Grande do Sul foi o primeiro Estado da nação a legislar favoravelmente sobre a questão e isso deve se tornar mais frequente pelo país.