O vereador socialista César Busnello propõe um programa que institui o uniforme escolar na rede municipal de ensino em Ijuí. Atualmente, algumas escolas possuem uniformes próprios. A intenção é que haja um traje padrão para todas as escolas mantidas pela prefeitura. O Programa Uniforme Escolar disponibilizará gratuitamente aos alunos uma coleção do uniforme escolar, composto por nove peças de verão e também de inverno.
O vereador do PSB defendeu que a medida também é uma forma de amenizar as diferenças sociais existentes dentro das escolas, evitar discriminação e bullying e aliviar o orçamento das famílias. “Às vezes uma criança lá do bairro não tem uma roupa adequada para ir ao colégio, mas tem que ir. E lá ela vê outra criança com uma roupa melhor”, observa Busnello, lembrando que diversos municípios do Estado já adotaram uniforme escolar, como Porto Alegre, Pelotas, Santa Maria, Canoas e Passo Fundo.
Segundo ele, o programa já foi amplamente discutido com o secretário municipal de Educação Cláudio de Souza, que se pronunciou favorável à iniciativa. “É um Projeto de Lei que vai beneficiar a comunidade escolar através da economia, segurança e igualdade, pensando no futuro da educação de nossas crianças”, ressalta Busnello.
Apoio da Unijuí
De acordo com o vereador, a rede municipal de ensino possui 25 escolas e atende a cerca de 7,5 mil alunos. “O modelo do uniforme poderá ser projetado pelo curso de Design da Unijuí”, sugere.
Busnello frisa que a implementação do programa exige valor significativo proveniente dos cofres públicos.
“A ideia é que a aplicação do uniforme ocorre de forma gradativa, priorizando aqueles educandários onde a camada da população é mais carente, como, por exemplo, 15 de Novembro, Deolinda Barufaldi (bairro Alvorada), Dona Leopoldina (bairros Burtet/São Paulo), Thomé de Souza (bairro Thomé de Souza) e João Goulart (bairro Pindorama)”, exemplifica.
Busnelo frisa que, após levantamento dos custos, a previsão para compra já fará parte da próxima peça orçamentária, ainda em 2021.