CREMERS

Busca rápidaX

MANCHETES

Estado analisa implantar 4º ano aos alunos do ensino médio. Coordenadora de Educação avalia proposta

27 de julho de 2021

Está em análise no governo do Estado a possibilidade de implantação de um quarto ano para estudantes do Ensino Médio. A medida seria uma alternativa para reduzir os impactos da pandemia na aprendizagem dos alunos concluintes. A intenção do Estado é que o quarto ano seja opcional. Como uma forma de contemplar aqueles que não se sentem preparados para encerrar a trajetória escolar. Também abrangeria apenas a rede pública de ensino, sem envolver as escolas particulares.

A titular da 36ª Coordenadoria Regional de Educação, com sede em Ijuí, professora Eveline Heberle, avalia como positiva a proposta, e afirma que apesar de todo esforço por parte do Governo do Estado em criar novas plataformas que auxiliam no ensino remoto durante a pandemia, e apesar da dedicação dos professores, os dados científicos mostram os percentuais das lacunas causadas na educação dos alunos coma s aulas remotas. “Toda oportunidade de aprender é válida, principalmente pra quem está na etapa final, indo pra universidade ou pro mercado de trabalho” afirma a coordenadora. No entanto, é válido lembrar que os alunos poderiam optar por cursar ou não o quarto ano.

A Secretaria de Educação do estado afirma que a proposta será alinhada nesse semestre com o objetivo de colocá-la em prática em 2022.

Além da implantação do quarto ano no ensino médio, a Seduc avalia também ampliar a carga horária das disciplinas de língua portuguesa e matemática na rede pública de ensino.

Cada uma das disciplinas deve ganhar duas horas a mais dentro da grade curricular. A medida vale tanto para o ensino médio quanto para o ensino fundamental.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí


error: Conteúdo protegido!