Busca rápidaX

HCI faz primeiro procedimento no novo aparelho do INCOR

3 de agosto de 2021

O Hospital de Caridade de Ijuí(HCI) fez a aquisição de um segundo angiógrafo, aparelho que vai qualificar ainda mais o serviço de hemodinâmica do Instituto do Coração(INCOR). O aparelho, importado do Japão foi comprado, no valor de R$1.856.568,64.

No ano de 2017, teve início o processo, quando o então deputado federal Darcísio Perondi, fez a indicação deste aparelho, junto ao Ministério da Saúde, que depois da tramitação legal, fez a liberação do recurso, para a efetivação da compra.
Há dois meses, o ritmo da obra no INCOR foi acelerada, para que os engenheiros da Canon, fabricante do angiógrafo, pudessem fazer a montagem. Depois de muito trabalho e ajustes, finalmente o equipamento está pronto para uso.
Ontem pela manhã (02) foi realizado o primeiro procedimento, um cateterismo cardíaco, em um paciente de 79 anos, residente em Panambi. A equipe da hemodinâmica esteve formada pelo médico Leonardo Zanatta, médico Carlos Mayer, enfermeiro Vinicius Ribas, enfermeiro Miqueias Bogado, técnica de enfermagem Vania Jungs, técnico de enfermagem Cristiano Heck, técnico em radiologia Tarcísio Costa , coordenador de compra do INCOR André Goelzer e a coordenadora administrativa Luciane Heuser.

O angiógrafo é um aparelho, usado para mapear veias e artérias do corpo humano e permitirá ampliar o atendimento do Serviço de Hemodinâmica do Incor. “Maior capacidade de atendimento à população, aumento da complexidade de procedimentos cardiológicos, vasculares, oncológicos e neurovasculares e mais do que isto, maior segurança por serem agora dois aparelhos de ponta em funcionamento”, avalia o médico hemodinamicista Leonardo Zanatta.

A construção do prédio que abriga o novo aparelho, também contempla outras áreas como o novo serviço de ressonância magnética, salas de aula para alunos de medicina da Unijuí.
O presidente do HCI Douglas Uggeri esteve em Brasília no início do ano, para pedir apoio aos deputados, para o término desta obra. O deputado Danrlei Hinterholz, que atualmente é o secretário de esportes do governo do estado, aceitou o desafio e indicou 1,5 milhão de reais.

” Estamos otimistas e vamos dar um salto de qualidade com esses investimentos. Queremos provar que nos momentos de maior turbulência, podemos dar a volta por cima e garantir o nosso status de hospital macrorregional, parceiro do SUS e tantos convênios e mais do que isto, mantendo-se competitivo e resolutivo”, disse o presidente Douglas Uggeri.

Nos próximos dias, a diretoria do HCI vai confirmar a data de inauguração do novo aparelho, com a presença de convidados especiais e imprensa.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí