Os espaços públicos de Ijuí sempre precisaram de uma atenção maior dos gestores. A ação de vândalos e o mau uso dos seus frequentadores dão um trabalho a parte à secretaria responsável pela manutenção desses espaços. As praças poliesportivas dos Bairros Getúlio Vargas e Luiz Fogliato de Ijuí, mesmo sem serem inauguradas, são dois exemplos deste problema.
Conforme a secretaria municipal de Cultura, Esporte e Lazer, o poder público precisou efetuar a troca de bancos e consertar brinquedos, antes mesmo de liberar os espaços para o público. “Precisa ver, eu levo você no Luiz Fogliato, nem entregamos ainda a obra e já está detonado. Eu choro só de ver”, disse o Secretário Noel Torquatto à Reportagem da Rádio Progresso.
Questionado sobre essa situação, o gestor explicou que foram realizados várias ações de conserto em brinquedos, troca de bancos e limpeza. Para tentar coibir a ação dessas pessoas, o secretário explicou que serão instalados nos locais câmeras de segurança. “Se não impedir ao menos vai ajudar a identificar as pessoas que destroem o patrimônio público”, ressaltou.