Busca rápidaX

MANCHETES

“É uma questão de tempo para chegar à região” afirma médica do HCI sobre variante Delta da Covid

12 de agosto de 2021

A recente confirmação de mais quatro casos da variante delta no Rio Grande do Sul acende o alerta a todos os municípios gaúchos. Já são 15 confirmações da linhagem no estado, mais 49 amostras prováveis que aguardam a confirmação da Fiocruz. Em contato com a reportagem da Rádio Progresso, a diretora técnica adjunta do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), Dra. Mariele Zardim, disse que é só uma questão de tempo para que a variante chegue a nossa região. “como ela já está circulando no mundo todo é questão de tempo para que chegue aqui” afirmou. No entanto, segundo a médica, é desconhecido o efeito que delta pode causar aqui na região. “sabemos que ela é mais agressiva e mais transmissível, mas não temos conhecimento do efeito que a vacinação vai causar nessa variante, se haverá uma nova onda ou se vão aumentar as hospitalizações” comenta Mariele. Ela lembra que boa parte da população aqui na região já está imunizada contra a doença, o que pode colaborar, entretanto, conforme menciona a profissional, até agora são apenas especulações.

Ainda não há registros que comprovem que a variante delta circule em nossa região, no entanto, em Porto Alegre, três hospitais já registram surto de Covid e ao que tudo indica, causado pela variante. O surto no Hospital Nossa Senhora da Conceição, sob gestão do GHC, já contaminou 73 pessoas entre funcionários e pacientes e vitimou quatro pessoas. O Hospital de Clínicas também confirmou surto da doença nesta semana. O diretor-técnico do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Francisco Zancan Paz, afirmou que surtos de Covid-19 podem ser esporádicos nos próximos meses, principalmente em decorrência da circulação da variante Delta.

A Fiocruz vai analisar duas amostras de pacientes de Santo Ângelo com coronavírus. O material foi enviado para o Rio de Janeiro após o Laboratório Central do Estado não conseguir identificar a linhagem do vírus que infectou essas pessoas. A informação é do coordenador regional, Iury Sommer Zabolotsky. Existe suspeita que possa ser a variante delta.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí