Busca rápidaX

MANCHETES

10 de setembro – Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

10 de setembro de 2021

O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio comemorado anualmente em 10 de setembro, é organizado pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e tem o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O tema da campanha deste ano é “Criando esperança através da ação” e reflete a necessidade de uma ação coletiva para trabalhar com esta questão de saúde pública.

O objetivo deste dia é aumentar a conscientização sobre a prevenção do suicídio em todo o mundo.

Alguns fatores de risco associados ao suicídio aumentaram ainda mais depois da pandemia do Covid-19, entre eles a perda de emprego ou financeira, trauma ou abuso, transtornos mentais, uso de substâncias e barreiras no acesso aos cuidados de saúde.

No Brasil, desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) organiza o Setembro Amarelo com ações de prevenção em diversos âmbitos da sociedade.

O Centro de Valorização da Vida (CVV), desde 1962, realiza um trabalho importante na área de prevenção ao suicídio com a ajuda de cerca de 3 mil voluntários que trabalham atendendo mais de 10 mil ligações diárias. O contato para procurar ajuda e apoio emocional é o 188 e funciona 24h gratuitamente.

A história que marcou o dia 10 de setembro começou nos Estados Unidos quando o jovem Mike Emme, de 17 anos, cometeu suicídio em 1994. Mike era conhecido por sua habilidade mecânica, tendo como sua marca um Mustang 68 de cor amarela, que ele mesmo restaurou. No dia de seu funeral, os amigos montaram uma cesta de cartões e fitas amarelas com a mensagem “Se precisar, peça ajuda”. A iniciativa ganhou grandes proporções, pois os cartões chegaram as pessoas que realmente precisavam de apoio. Por isso, o laço amarelo ficou conhecido como símbolo de luta contra o suicídio.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí