Busca rápidaX

Unimed Noroeste 50 anos: Fundadores recordam histórias e incentivam mais jovens ao crescimento da cooperativa

21 de outubro de 2021

Acontecimentos que marcaram, fatos pitorescos, dificuldades. Enfim, histórias. Em evento comemorativo e restrito, fundadores da Unimed Noroeste/RS, denominada então (em 1971) Unimed Ijuí, relataram suas trajetórias e a constituição da cooperativa. Memórias grandiosas e palavras de incentivo foram manifestadas por três dos pioneiros que se fizeram presentes no dia do aniversário de 50 anos da organização: médicos Armindo Pydd, Gilberto Pereira Gomes (ambos de Ijuí) e Rudi Antônio Dacanal (Catuípe).

Médicos fundadores Rudi Antônio Dacanal, Armindo Pydd e Gilberto Pereira Gomes

A Unimed Noroeste/RS foi fundada na noite de 20 de outubro de 1971 por 30 médicos da região, evidenciando na época um olhar para o futuro. O movimento teve como principal líder o médico Bruno Wayhs, que exerceu a presidência até 1990. “Para os primeiros era muito difícil. Para os outros cada vez mais fácil”, recordou o fundador Armindo Pydd, que guarda na memória um enredo de fatos da época. “Desejo a vocês mais jovens que aguentem e que tenham sucesso. O futuro vai ser cada vez mais competitivo”, finalizou.

Na época, a formação da cooperativa vislumbrava entre os objetivos a valorização do trabalho médico. Cada profissional do grupo fundador, da sua maneira, entregava um pouco de si para o negócio alavancar. “Nós damos um pouco do que poderíamos dar. O fato é que a gente tinha um sonho e esse sonho agora é tão lindo, tão bonito. Temos um hospital. É um sonho que se edificou a cada momento”, relatou Gilberto Pereira Gomes, falando com emoção daquele ano de 1971. “A gente na vida faz o que pode. Nem sempre sabemos onde vamos chegar, mas valeu a pena”.

Outro precursor dessa história, que conectou sua história com a da Unimed em 1971, foi Rudi Antônio Dacanal. “Sou um dos jovens daquela época”, brincou o médico, lembrando com orgulho da cooperativa que fundaram. “Muitos jovens não sabiam o que era a Unimed. Hoje a Unimed se centraliza como uma entidade de classe e de qualidade profissional”, definiu o médico, acrescentando que “ver os colegas me enche de orgulho. Feliz por estar aqui”.

Como marco do cinquentenário, os fundadores, juntamente com o atual presidente do Conselho de Administração, médico Volnei Santos Malheiros, fizeram o descerramento de placa comemorativa. “Hoje, sem dúvida nenhuma, aquele trabalho feito por várias mãos se solidificou. Obrigado pela grandeza daquele momento”, agradeceu.

Fonte: Radio Progresso de Ijuí e Unimed Noroeste/RS