O município de Ajuricaba se cadastrou e teve projeto aprovado para receber recursos através do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos – da Secretaria de Agricultura do Estado, que tem por objetivo promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar, em que pequenos produtores destinam alimentos para famílias em vulnerabilidade social.
O programa em Ajuricaba foi gerenciado pelo coordenador de gabinete da prefeitura, Josemar Alves Martins, juntamente com o diretor de Departamento da Agricultura, João Paulo Cavalheiro, que fez todo o trabalho de campo, junto aos produtores. Os alimentos foram comprados pelo município, pago pelo programa e repassados ao Departamento de Assistência Social, que por sua vez destinou às famílias necessitadas.
João Cavalheiro salientou que a proposta foi muito bem aceita pelos produtores rurais. A agroindústria Amaral vendeu melado; agroindústria de Margit Noster, comercializou pães e cucas; do aviário Ribas, repassou ovos; e a estufa de Marlen Steur, vendeu verduras.
A secretária de Assistência Social, Tarciana Moraski, elogiou o formato do programa, pois além de incentivar os produtores, ajudou nas cestas de alimentação para mais de 100 famílias. Josemar Martins informou que todo o programa é burocrático e demanda de tempo e busca constante por informações e acesso a setores públicos para ter sucesso. “Fomos incisivos e conseguimos o recurso, trazendo verba para o município e incentivando pequenos produtores e ajudando a quem mais precisa, que receberam gratuitamente esses alimentos”, explicou.
O prefeito, Ivan Chagas, salienta que medidas como a essas são importantes para dar condições aos produtores e alimentar as famílias que realmente precisam. “Damos condições a nossa equipe na busca desses recursos, ao mesmo tempo que cobramos resultados. Esse é um exemplo que estamos com a equipe certa e assim quem ganha é a comunidade de Ajuricaba”, pontuou.