Busca rápidaX


Perdas no milho ultrapassam 70% em Ijuí e soja já precisa de replantio

6 de dezembro de 2021

A falta de chuva preocupa cada vez mais, dia a dia, especialmente os agricultores da região de Ijuí. Como a última chuva foi registrada há cerca de 10 dias, novamente falta umidade no solo para desenvolvimento da soja, milho e pastagens. Uma das piores situações é do milho. O extensionista da Emater, em Ijuí, Edewin Bernich observa que a perda no cereal vai impactar na produção de leite, pois haverá pouca produção de silagem e de baixa qualidade, para alimentar os bovinos.

No milho grão, em Ijuí, a quebra está em 71,50% e no milho silagem, 50%. Ele ainda comenta que no tocante à soja, o que foi semeado semana passada apresenta dificuldades para emergir, o que poderá resultar em replantio, porém existe possibilidade de falta de sementes no mercado. Bernich ainda alerta que se aproxima o final do período de zoneamento agrícola para a soja, por isso, se não chover em breve o receio é que produtores vão ter que plantar ou replantar fora da fase recomendada. Aliás, já houve replantio de algumas áreas da oleaginosa.

Já o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ijuí, Carlos Karlinski, destaca que existe tendência de pedir anistia para o governo gaúcho referente às sementes de milho desta safra do sistema Troca-Troca, pois o que foi plantado apresenta perdas. Ainda comenta que também poderá ser solicitado ao Estado a liberação das lavouras de milho com prejuízos consolidados para que os produtores façam silagem antecipada ou utilizem as plantas para outras finalidades, a fim de proporcionar o replantio.

Fonte: Radio Progresso de Ijuí