Busca rápidaX


Auxílio Brasil começa a ser pago sexta-feira. Em Ijuí, 2 mil 224 famílias vão receber o benefício

8 de dezembro de 2021

Os beneficiários do Auxílio Brasil começam a receber o valor de R$ 400 a partir da próxima sexta-feira (10). Na terça, o presidente Jair Bolsonaro publicou uma MP (Medida Provisória) no Diário Oficial da União instituindo o Benefício Extraordinário às famílias em situação de vulnerabilidade social.

O programa social substitui o Bolsa Família e contempla cerca de 17 milhões de famílias, de acordo com o Ministério da Cidadania. O calendário de pagamentos, divulgado em novembro pelo governo, prevê que o benefício de dezembro seja pago entre o dia 10 e o dia 23 de dezembro, dois dias antes do Natal. O pagamento segue a lógica do calendário habitual do extinto Bolsa Família, de acordo com o número final do NIS.

Em Ijuí, segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Ezequiel Buzato, são 2 mil 224 pessoas que recebiam o Bolsa Família e agora passam a receber o Auxílio Brasil. 

Quem ainda não recebia Bolsa Família, mas está inscrito no Cadastro Único e atende os requisitos do programa, poderá ser incluído nos próximos meses, mas não há garantias nem prazos. O Ministério da Cidadania promete adicionar mais 2,4 milhões de beneficiários em dezembro. Quem ainda não está no CadÚnico precisa se inscrever para ser considerado para o programa.

Até a emissão de um novo cartão, os beneficiários poderão sacar o novo auxílio usando o cartão do Bolsa Família, da mesma forma que faziam com o antigo benefício. Da mesma forma as pessoas que recebem o Bolsa Família pelo aplicativo Caixa Tem receberão o Auxílio Brasil na mesma modalidade de pagamento. Também foi lançado ontem um aplicativo chamado Auxílio Brasil, que substituirá o aplicativo Bolsa Família. Os canais para saque dos benefícios e consulta de informações permanecem os mesmos: aplicativo Caixa Tem, terminais de autoatendimento, unidades lotéricas e agências do banco.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí