Busca rápidaX

MANCHETES

Apromilho aguarda definições sobre perdas no milho para tomada de decisões

9 de dezembro de 2021

A Associação de Produtores de Milho do Rio Grande do Sul aguarda definições da Emater e de secretarias municipais de Agricultura, sobre perdas no milho, em razão da atual estiagem, para encaminhamentos mais detalhados a fim de ajudar agricultores.

O presidente da Apromilho, Ricardo Menegheti, disse para a Progresso que é preciso esperar, por exemplo, se os municípios vão decretar situação de emergência, visto prejuízos pela falta de chuva. Ele comentou que onde não existe milho irrigado, a perda no cereal é quase total na região de Ijuí. Menegheti frisou que produtores informam, por exemplo, prejuízo de 70% no potencial produtivo do milho. Citou que no município de Chiapetta, onde choveu um pouco mais que Ijuí nos últimos dias, as plantas estão muito ruins, o que indica a extensão do problema.

Já o levantamento do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, abrangência de 44 municípios, aponta que o milho cultivado em meados do mês passado tem danos muito elevados e perda total em muitas lavouras. Vários agricultores da região de Ijuí têm interesse em eliminar as áreas com maiores danos, a fim de preparar as áreas para implantação de outro cultivo, se as condições climáticas permitirem.

Fonte: Radio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!