O número de mortes por gripe no Rio Grande do Sul chegou a 14, conforme boletim da Secretaria Estadual da Saúde divulgado na segunda-feira (9). O último levantamento informava oito óbitos pela doença.
Quatro casos ocorreram em Porto Alegre. As demais mortes foram registradas em Canela, Canoas, Flores da Cunha, Gramado, Lajeado, São Leopoldo, São Marcos, Sapiranga, Tupanciretã e Vera Cruz.
Conforme o boletim, nove mortes foram causadas pelo vírus H1N1 (Influenza A), duas por H3N2 (Influenza A), outras duas por Influenza A não subtipado e uma por Influenza B.
Por enquanto, o número de casos chegou a 193, sendo que 114 são só de H1N1. No mesmo período de 2017, houve 388 casos de Influenza, mas apenas um era do vírus H1N1.
As autoridades ressaltam que a vacina é segura, pois é produzida por vírus mortos e fragmentados, ou seja, não há o risco de causar gripe nas pessoas. Ela protege contra três tipos de gripe – Influenza A (H1N1), A (H3N2) e B. Mesmo quem tomou nos anos anteriores precisa renovar a dose.