A eleição para definir a direção do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ijuí para os próximos quatro anos aconteceu quinta e sexta-feira da semana que passou, com chapa única. Foram registrados 135 votos, todos favoráveis à chapa única. Para presidente foi reeleito, Carlos Karlinski (foto). Também ocorreu reeleição do vice-presidente, João Kuchak; da secretária, Vanessa Kirchner Bigolin; e da tesoureira, Elizete Hintz. Porém, a direção do STR ijuiense para os próximos quatro anos incluiu alguns jovens em demais cargos. A posse vai ser realizada dia 17 de janeiro, pela manhã, no espaço de Formação Sindical.
Um dos desafios mais imediatos da direção reeleita vai ser a realização do 10º Grito de Alerta, que acontecerá dia 3 de março do próximo ano em Ijuí. A mobilização vai alertar sobre a alta dos custos de insumos, ainda pedir mudança na política de preços dos combustíveis, retomada do Programa Nacional da Habitação Rural, dentre outros temas.
O presidente reeleito, Carlos Karlinski, observa pela pela missão do movimento sindical, que é acompanhar os problemas sentidos e vividos pelos associados, nesse momento a preocupação principal diz respeito aos reflexos da estiagem, que causa grandes prejuízos na agricultura. Destacou o esforço para que o governo federal estenda o período do zoneamento agrícola, pois muitos produtores ainda não concluíram o plantio da soja da atual safra. Se for mantido o zoneamento até dia 31 deste mês, possivelmente vários agricultores ficarão fora da possibilidade de requisitar seguro agrícola, pois deverão cultivar a oleaginosa após o mencionado prazo, visto a falta de chuva.
Karlinski esclareceu que uma seguradora vinculada ao Banco do Brasil já liberou a possibilidade dos agricultores retirarem o milho das propriedades de forma antecipada, cujas sementes foram adquiridas pelo sistema Troca Troca, para produção de silagem ou outras finalidades, a fim de que as lavouras fiquem livre para segunda safra de milho ou cultivo da soja, por exemplo, caso chover. Isso porque, o milho que está nas lavouras está praticamente perdido devido à estiagem. A diretoria reeleita do Sindicato dos Trabalhadores Rurais ainda vai focar ações para manutenção de jovens nas propriedades rurais, ou seja, a sucessão rural, também esforço para evitar que mais produtores de leite abandonem essa área.