Ijuí, cidade conhecida como a Terra das Culturas Diversificadas, está lançando o catálogo Saberes e Sabores Étnicos de Ijuí. O catálogo é resultado de um projeto, coordenado pela turismóloga da Prefeitura Municipal, Bianca Canepelle, e busca divulgar a multiculturalidade que se expressa através do artesanato e da gastronomia, jogando luz sobre as agroindústrias locais. Um exemplar do catálogo foi entregue por Bianca, na segunda-feira (20/12), aos representantes da Emater/RS-Ascar Isabel Robaert de Souza e Carlos Turra. A Instituição é uma das apoiadoras do Projeto.
A publicação apresenta roupas, acessórios e artesanato, a exemplo da Kokeshi (a boneca mais popular do Japão), além de diversas receitas, tais como o xinxim de frango, da etnia afro; emi (bolo de farinha de milho ou trigo assado sob a cinza de fogo de chão), da etnia Kaingang; e a medus kuka (torta de mel) da etnia leta. No total, são 14 grupos retratados no catálogo: afro, alemão, árabe, austríaco, espanhol, gaúcho, Kaingang, holandês, italiano, japonês, leto, polonês, português e sueco.
O Projeto Artesanato Étnico em Ijuí Terra das Culturas Diversificadas, que deu origem ao catálogo, foi financiado com recursos da Lei Aldir Blanc (lei nº 14.017/20). Esses recursos foram distribuídos por meio do Ministério do Turismo e do Governo do Estado.
REALIZADORES
Além da Prefeitura de Ijuí, o Projeto também leva a assinatura da Associação de Coletivos Diversificados de Trabalhadores de Economia Solidária de Ijuí (Feconsol).
ENTIDADES APOIADORAS
Associação dos Artesãos do Brique da Praça (Abriq); Associação de Artesãos de Ijuí (Adai); Emater/RS-Ascar; Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (Fgtas); Hotel Vera Cruz; União das Enias (Ueti); e Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí).
COLABORADORES
Associação Regional de Cultura Japonesa Sakura; Associação Tradicionalista Querência Gaúcha; Casa de Cultura Árabe de Ijuí; Centro Cultural 25 de Julho Ijuí; Centro Cultural Austríaco de Ijuí; Centro Cultural Leto de Ijuí; Centro Cultural Português de Ijuí; Centro Cultural Regional Italiano; Centro Cultural Sueco de Ijuí; Cooperativa Agropecuária dos Agricultores Familiares e Povos Indígenas (Cooperfamiliar); Grupo Cultural Herdeiros de Zumbi; Sociedade Cultural Holandesa; Sociedade Cultural Polonesa Karol Wojtylla.
IJUÍ
Os primeiros colonizadores europeus chegaram à Ijuí no final do século 19. Na região já viviam indígenas, especialmente da etnia Kaingang. Na década de 1980, um movimento social foi se constituindo e deu origem ao Movimento Étnico de Ijuí. Naquele contexto, vários grupos étnicos e seus descendentes começaram a construir casas étnicas no Parque de Exposições Wanderely Burmann, onde no mês de outubro se realiza a Expoijuí/Fenadi.
Atualmente, Ijuí acolhe mais de 40 etnias, razão pela qual o município é conhecido como Terra das Culturas Diversificadas. Com o objetivo de celebrar esta herança cultural, nasceu o Projeto Artesanato Étnico em Ijuí Terra das Culturas Diversificadas.