Busca rápidaX

MANCHETES

Apromilho espera melhorias na legislação para tornar mais acessível a irrigação

24 de dezembro de 2021

Problemas na legislação referente à irrigação é um dos principais entraves para que esse sistema seja ampliado na área agrícola, segundo o presidente da Apromilho – Associação dos Produtores de Milho do Rio Grande do Sul – Ricardo Menegheti. Durante entrevista na RPI, Menegheti ressaltou que os agricultores têm receio quanto à restrições para mexer na área ambiental a fim de fazer barragem ou outro serviço para que a irrigação seja implantada.

O presidente da Apromilho, que reside no município de Chiapetta, observa que o produtor é quem mais preserva a natureza, também por isso sabe da importância de prestar atenção nas leis. O assunto sobre irrigação volta com evidência no momento em razão da estiagem que assola a região de Ijuí e produz perdas volumosas, especialmente no milho, soja e bacia leiteira.

Ricardo Menegheti acredita que já cabe decretação de emergência por parte de municípios, devido aos prejuízos pela seca, mas isso também depende de levantamento de perdas, por exemplo, através da Emater. Menegheti destacou que há muitas lavouras de milho com perdas totais por conta da falta de chuva.

Fonte: Radio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!