Mesmo com a chuva registrada terça-feira, até com grande acumulado em alguns municípios, as prefeituras acompanham os prejuízos causados pela estiagem, que ainda persiste. O município de São Martinho, por exemplo, decretou, ontem, situação de emergência devido à seca. As perdas estimadas na agricultura totalizam 38 milhões, 764 mil reais.
Já o município de Nova Ramada ainda não decretou emergência mas, segundo o prefeito, Marcus Bandeira, ocorre levantamento de dados. Os números apurados até sexta-feira passada, 31 de dezembro, apontavam prejuízo de pelo menos dois milhões de reais no milho grão e 298 mil reais na produção leiteira. No entanto, também há quebra na soja e outras culturas, cujo resultado não está definido.
Em Ajuricaba, a estimativa é de perda de 66 milhões de reais na soja, 6 milhões e 300 mil reais no milho, também prejuízo no leite. Se chover regularmente a partir de agora, o rendimento máximo da soja em Ajuricaba deverá ficar numa média de 45 sacas por hectare. O milho deve resultar numa média de 40 sacas por hectare.