Todos os 43 municípios da Associação dos Municípios da Zona da Produção, com sede em Palmeira das Missões, já decretaram situação de emergência, em razão da estiagem. Ontem, a entidade realizou reunião na Câmara de Vereadores de Palmeira das Missões. Participaram 33 prefeitos, além de vices, secretários da agricultura e outros representantes, o que congregou integrantes dos 43 municípios.
O presidente da Amzop e prefeito de São Pedro das Missões, Antônio Ferreira (foto), disse para a RPI que levantamento da Emater aponta prejuízo de um bilhão e 500 mil reais na agricultura, visto a falta de chuva, na mencionada área de abrangência. No milho, a redução de rendimento estimada está entre 60 e 70%, ainda de 20 a 30% na soja. No encontro da ontem, a Amzop produziu um documento a ser repassado para os governos estadual e federal.
Antônio Ferreira explicou que um dos pedidos é para o Executivo estadual decretar situação de emergência em todo o Rio Grande do Sul, da mesma forma que já ocorreu nos Estados do Mato Grosso do Sul e Paraná. Outra solicitação, para amenizar os efeitos da seca, é que o governo Eduardo Leite priorize o repasse de recursos financeiros do programa Avançar no Agro para os municípios que decretaram emergência.
Os temas também vão ser apresentados em assembleia da Famurs – Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul – que acontecerá na próxima segunda-feira pela manhã em Porto Alegre. O prefeito, Antônio Ferreira, ainda observou que há grande expectativa em relação à vinda da Ministra da Agricultura, Teresa Cristina, que estará quarta-feira que vem, pela manhã, em Santo Ângelo. A Associação dos Municípios da Zona da Produção verifica a possibilidade da Ministra também estar na região de Palmeira das Missões.