Busca rápidaX

MANCHETES

Soja com 10 sacas e milho com 11 por hectare: as consequências da estiagem na região de Ijuí

29 de janeiro de 2022

A perspectiva de rendimento médio da soja da atual safra, em Ijuí, está em 12 sacas por hectare. O dado foi definido ontem, durante reunião da Comissão Municipal de Estatísticas Agropecuárias, que reúne IBGE, Emater e empresas da área agrícola. A expectativa inicial era de 60 sacas por hectare. A quebra se deve à estiagem.

O funcionário do escritório regional do IBGE, com sede em Ijuí, Valério Neumann, ressalta que a produtividade de 12 sacas por hectare pode melhorar ou piorar, tudo depende se haverá ou não chuvas. Na média da soja avaliada ontem, já foram incluídas as áreas que não vão produzir nada, visto a seca. Por outro lado, Ijuí deverá ter mil hectares a menos de soja nesta safra, em relação ao ano passado, com total de 39 mil, ao invés de 40 mil hectares esperados, pois alguns agricultores não conseguiram plantar a oleaginosa, visto a estiagem.

Referente ao milho sequeiro de primeira safra, o rendimento médio em Ijuí ficou em 30 sacas por hectare, ante as 140 sacas esperadas. Já o milho irrigado fechou, nesta primeira safra, com média de 200 sacas por hectare em Ijuí. No que concerne à silagem de milho, a reunião da Comissão Municipal de Estatísticas Agropecuárias de Ijuí indicou 12 mil quilos de massa verde por hectare, quando poderia produzir em torno de 40 mil quilos.

Valério Neumann enfatiza que todas as demais culturas do período apresentam quebra em Ijuí devido à seca, por exemplo, melancia e melão. O escritório regional do IBGE, sediado em Ijuí, já fez reuniões em alguns dos outros 12 municípios de abrangência para avaliar a safra de verão.

Sobre a soja, Augusto Pestana é o município com menor perspectiva de produtividade, média de 10 sacas por hectare. Já Catuípe apresenta a melhor expectativa, com 33 sacas por hectare. Em Jóia, no momento, a avaliação indica 20 sacas de soja de média por hectare. Em relação ao milho sequeiro de primeira safra, no município de Jóia o rendimento médio foi de 11 sacas por hectare e, em Catuípe, 20 sacas.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!