O mais recente informativo conjuntural do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, abrangência de 44 municípios, divulgado hoje, aponta que 21,60% da soja está em granação e 33,80% em floração. A estimativa média é de perda um pouco superior a 50% no rendimento da oleaginosa em razão da estiagem. Há pouca formação de vagens e grãos.
Ao mesmo tempo aumenta o número de plantas que morrem por falta de água. Em municípios da região Celeiro, produtores fizeram plantio ou replantio da soja em pequenas áreas onde houve chuva nos últimos dias. Alguns agricultores optaram por replantar sobre as áreas onde a oleaginosa estava em granação, porém apresentava pouco potencial produtivo.
No que se refere ao milho, na região de Ijuí, a colheita atinge 69%, com rendimento médio de 85 sacas por hectare. Porém, se avaliar apenas o milho sequeiro, a produtividade está abaixo de 50 sacas por hectare. Nas lavouras irrigadas, no entanto, há pequena redução do potencial produtivo, com produtividades superiores a 220 sacas por hectare. Do milho que ainda existe nas lavouras, 24,90% está em maturação e 5,90% em granação.
Esreg Ijui – Informativo Conjuntural – 31 jan 2022