Busca rápidaX


MANCHETES

Prefeitura de Jóia abre sindicância para investigar denúncia de negligência na saúde

8 de fevereiro de 2022

A administração municipal de Jóia abriu, nesta terça-feira, 08, uma sindicância para apurar denúncias sobre atendimento de uma médica que atua na secretaria da Saúde. O prefeito, Adriano Marangon de Lima, disse para a RPI que ontem houve denúncia, na rede social facebook, de que uma médica supostamente teria repassado receita de medicamentos para uma mulher, de 22 anos, através do whatsapp.

Adriano Marangon frisou que a denúncia não ocorreu na prefeitura e sim pelo facebook. No entanto, assim que soube do fato, imediatamente determinou a sindicância. Na página oficial no facebook, a prefeitura joiense informa que está empenhada em investigar os fatos e assim que o processo encerrar, haverá punição para quem deixou de exercer os serviços de saúde, caso se comprovem as denúncias.

A Progresso também conversou com a secretária da Saúde de Jóia, Isadora Fontana. Ela comentou que além da médica são investigados outros servidores da mencionada pasta. Isso porque, a paciente procurou atendimento, pela primeira vez, na última quarta-feira na ESF. Na ocasião, foram solicitados exames para saber qual era o problema de saúde e na quinta-feira a mulher retornou, pois não estava bem, quando recebeu serviços no Pronto Atendimento.

Na madrugada de sexta-feira passada ela internou no Pronto Atendimento de Jóia e após foi transferida para o Hospital de Caridade de Ijuí, onde segue internada. Por isso, Isadora Fontana esclarece que é preciso identificar claramente onde aconteceu a falha e qual ou quais responsáveis, caso realmente houve problemas. A secretária de Saúde de Jóia enfatiza que nem a Ouvidoria SUS recebeu a denúncia. Ela acredita que até o final desta semana possa ter uma resposta mais concreta dos fatos.

A paciente reside no interior de Jóia. Para a RPI, a sogra da mulher disse que a jovem apresentou dores nas cotas, no estômago e vômito. A suspeita é de cálculo renal ou algo da mesma área. Também informou que durante um dos atendimentos no Pronto Socorro de Jóia foi dito que o caso não era de urgência e a paciente foi liberada para ir para casa apenas com alguns medicamentos, o que não resolveu o problema. Foi numa dessas situações que uma médica teria prescrito medicação por whatsapp e não comparecido no plantão para avaliar a paciente, quando solicitada.

Confira a nota divulgada, hoje, pela prefeitura de Jóia em página do facebook:

PUBLICADO A PORTARIA Nº 10.385/2022 QUE DETERMINA A ABERTURA DO PROCESSO DE SINDICANCIA ADMINISTRATIVA INVESTIGATÓRIA PARA APURAR AS DENÚNCIAS REFERENTE A ÁREA DA SAÚDE.

O prefeito Adriano Marangon de Lima, determinou a abertura de processo de Sindicância Administrativa Investigatória, pela Portaria nº 10.385 de 7 de fevereiro de 2022, para apurar a denúncia apresentada pelo Partido PSOL na rede social Facebook. A Administração de Jóia está empenhada em apurar os fatos denunciados e assim que o processo encerrar estará punindo quem deixou de exercer seus serviços no momento em que houve a necessidade da população.
LEIA A PORTARIA NA INTEGRA NO LINK: https://joia.rs.gov.br/legislacao/id/11/?portaria.html
Fonte: Rádio Progresso