O Hospital Bom Pastor de Ijuí vai oferecer, a partir do próximo mês, serviços voltados à média complexidade oftalmológica. A liberação só depende da secretaria estadual da Saúde. A informação partiu da administradora da instituição, Rosane Schiavo. Em entrevista à Rádio Progresso, hoje, 16, a gestora explicou que todos os equipamentos e corpo médico já estão prontos para prestar o serviço.
Serão, neste primeiro momento, 240 consultas, 920 exames e 14 cirurgias de catarata realizadas pelo Bom Pastor pelo Sistema Único de Saúde.
Encaminhamentos
A secretaria de Saúde de Ijuí realiza, atualmente, o encaminhamento para procedimentos oftalmológicos de média complexidade ao município de Tenente Portela. Conforme o secretário, Josias Pinheiro, todos os dias vans e ônibus da pasta são deslocados para Tenente Portela lotados de pacientes.
Com o oferecimento deste trabalho em Ijuí, além de diminuir custos de transporte, o conforto a família e ao paciente será muito maior. No momento, segundo o secretário Pinheiro, as pessoas perdem um dia inteiro para realizar consulta de poucos minutos. Ouras especialidades também devem ser atendidas por hospitais e clínicas de Ijuí, ou seja, traumatologia e otorrinolaringologia.