Busca rápidaX

Grito de Alerta acontecerá amanhã em Ijuí, mas mobilização prévia inicia nesta tarde

15 de fevereiro de 2022

A organização do Grito de Alerta, programação que vai acontecer amanhã, em Ijuí, visitará diferentes órgãos hoje à tarde na Colmeia do Trabalho. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Carlos Karlinski, haverá encontros em agências bancárias, INSS, Receita Federal, Coordenadorias Regionais de Saúde e Educação, Associação Comercial e Industrial e Sindilojas. Na ocasião, haverá entrega da pauta de reivindicações, além de solicitar apoio desses segmentos para a manifestação de amanhã.

O 10º Grito de Alerta é iniciativa da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Rio Grande do Sul. Em função da estiagem, a pauta principal se refere à reivindicações de ajuda governamental para minimizar os impactos da seca para os agricultores. Além disso, a mobilização visa alertar sobre a alta dos custos de insumos, o que encarece a produção na agricultura, também pedir mudança na política de preços dos combustíveis, retomada do Programa Nacional da Habitação Rural, ainda pela defesa do SUS, reivindicações referentes à Previdência Social, salário mínimo e educação.

O foco é para a agricultura familiar, porém, várias questões abrangem, também, a média e grande agricultura. O Grito de Alerta em Ijuí vai começar as 9 horas de amanhã, na Praça da República, com recepção dos participantes. Após haverá manifestações no mencionado local e caminhada por algumas ruas centrais. A perspectiva é que a programação termine por volta do meio-dia e 30 minutos.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ijuí, Carlos Karlinski, acredita que entre 60 e 70 ônibus da região e várias partes do Estado se desloquem para Ijuí a fim de transportar os participantes. Daqui a pouco, as 13 horas e 30 minutos, haverá reunião entre a organização do Grito de Alerta, Coordenadoria Municipal de Trânsito e Brigada Militar para definir estratégias de mudança no trânsito de veículos, além de outros detalhes sobre a programação de amanhã. A ideia é que os ônibus da população que vai participar do Grito de Alerta fiquem nas imediações da Sogi – Sociedade Ginástica de Ijuí. Em função do Grito de Alerta, amanhã, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ijuí vai estar fechado.

Fonte: Radio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!