Algumas poucas áreas de soja já foram colhidas em Ijuí, mas com índice que não deve chegar a 1%. O rendimento por hectare varia de 3 a 5 sacas. No entanto, conforme o extensionista da Emater, Edewin Bernich, após fazer a classificação do produto, sobra em torno de 2 sacas, pois há muitos grãos mal formados em razão da estiagem. Nos próximos 10 dias vai ter percentual maior de soja pronta para a colheita.
Edewin Bernich ressalta que os próximos 15 dias serão cruciais para determinar quanto a oleaginosa plantada em novembro vai produzir, pois depende se chover nessas duas semanas. Caso não chover, vai aumentar o número de agricultores que desistirão de colher a soja, por conta da baixa produtividade. Bernich comenta que no distrito de Santana já existem produtores que não irão colher a oleaginosa. A área central de Ijuí é a mais afetada pela seca. A situação é um pouco melhor, por exemplo, nos distritos de Mauá e Alto da União.
O extensionista da Emater enfatiza que produtores que cultivaram a soja em outubro já podem encaminhar pedidos de Proagro, pois nesse caso a produção está praticamente definida. Aliás, vários agricultores já solicitaram o Proagro e a Emater realiza vistoria nas lavouras. Referente ao milho, em Ijuí, a Emater recebeu em torno de 70 pedidos de Proagro.