Busca rápidaX


MANCHETES

Modernização do Centro Cirúrgico vai qualificar serviços do HCI

17 de fevereiro de 2022

Em nova fase, com foco em investir na ampliação e qualificação dos atendimentos realizados, o Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) passa a contar com um importante recurso destinado pelo governo do Estado, através do programa Avançar na Saúde, para modernização do Centro Cirúrgico que executa o maior número de cirurgias SUS do Noroeste do RS.

“Faz parte de nossa política institucional a melhoria do Centro Cirúrgico. Esses equipamentos que iremos adquirir com incentivo do Estado serão fundamentais para qualificar ainda mais nossa assistência ao paciente, facilitando o trabalho dos nossos cirurgiões, que poderão realizar procedimentos com mais tranquilidade, segurança e maior alcance”, explica o diretor técnico do HCI, médico cirurgião de cabeça e pescoço, Robledo Alievi.

O valor, mais de R$ 1,1 milhão, já está disponível para uso da Instituição e resulta de importante parceria firmada entre o HCI e o governo do Estado, a partir de encontro realizado em outubro, entre o presidente Douglas Uggeri e a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, e representa a retomada desta relação que é fundamental, que contou também com a presença do deputado estadual, Beto Fantinel (MDB-RS).

“Somos uma Instituição filantrópica que tem na sua essência o atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde, historicamente com taxas de ocupação SUS acima de 80%. Seria impossível manter esse nível de atendimento sem ter uma relação saudável, de parceria, com a Secretaria Estadual de Saúde”, acrescenta Robledo.

Desde o início da pandemia, o HCI mostrou seu esforço, capacidade e parceria com o Estado para responder às demandas, o que também foi importante para estabelecer essa relação, permitindo que o Hospital fosse visto como uma Instituição que merece ser incluída nas políticas de implementação de recursos.

Entre os equipamentos a serem adquiridos estão quatro focos cirúrgicos novos, duas torres de vídeo completas – para cirurgias sem necessidade de cortes – e dois eletrocautérios, equipamentos que permitem o corte de tecidos sem sangramento e coagulação dos vasos sanguíneos, além de material para cirurgia urológica por vídeo e cirurgia geral, bombas de infusão de medicações, que são usadas tanto nas salas de cirurgia quanto nas de recuperação anestésica, entre outros. “Para o HCI este é um recurso muito importante que sinaliza o começo de uma política de reestruturação do Centro Cirúrgico”, acentua o diretor técnico.

Fonte: Radio Progresso de Ijuí e HCI