Busca rápidaX

Expodireto desse ano será híbrida e possui todos os espaços de expositores comercializados

24 de fevereiro de 2022

Com todos os cerca de 530 espaços comercializados para expositores e programação definida, a partir de agora ocorrem apenas detalhes finais para a realização da 22ª edição da Expodireto/Cotrijal, que vai acontecer de 7 a 11 do próximo mês, no município de Não Me Toque.

Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, o presidente da Cotrijal, Nei Manica, disse que a grande novidade vai ser a plataforma digital, que vai proporcionar que o público confira as atrações a distância, através do site expodiretodigital.com.br. Dessa forma, a feira vai ser híbrida, pois também haverá atividades presenciais, expositores e demais programações. Ano passado, a Expodireto foi bastante prejudicada em razão da pandemia Covid e agora é retomada com a tradicional participação de maquinários agrícolas, empresas de defensivos agrícolas e de sementes, ainda segmento de tecnologia, dentre outras áreas, com as novidades mais recentes nesses segmentos.

Nei Mânica ainda ao falar na Progresso nesta manhã, destacou os debates que acontecerão na feira. Citou a audiência pública marcada para 11 de março, último dia da programação, a fim de discutir questões ligadas à água, tema bastante atual em razão da estiagem. Nesse sentido, haverá debate sobre reforma no Código Florestal Brasileiro, barragens e açudes para reservar as águas das chuvas a fim de utilizar em irrigação. Porém, para isso, o presidente da Cotrijal entende fundamental alterar leis sobre APPs – Áreas de Preservações Permanentes – para que essas áreas possam ser utilizadas em barragens, por exemplo, com a consequente recuperação ao redor dessas APPs.

Nei Manica também citou que a feira em Não Me Toque vai dar ênfase para a inteligência artificial, que cada vez mais moderniza o agronegócio. O pavilhão da agricultura familiar vai contar com mais de 190 agroindústrias e a estrutura já se torna pequena. Manica não quis comentar expectativa de números financeiros sobre comercialização, mas destacou que recente feira do agronegócio realizada em Cascavel, no Paraná, comercializou 3 bilhões e 200 mil reais, o que indica boa tendência para a Expodireto.

Devido à atual falta de chuva que causa prejuízos bilionários na agricultura, a presidente da feira defende que o evento em Não Me Toque discuta melhorias no seguro agrícola, área que precisa de mais dinheiro. No final da Expodireto vai ser produzido um documento com resultado de todos os debates a fim de encaminhar reivindicações ou sugestões para os governos. Existe possibilidade de que o presidente da República, Jair Bolsonaro, esteja presente no primeiro dia da Expodireto, em 7 de março. Se isso ocorrer, vai ser a primeira vez que um chefe da nação visita a feira.

Fonte: Radio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!