A 36ª Coordenadoria de educação, com sede em Ijuí, anunciou hoje que Ijuí terá dois Núcleos de Inovação Tecnológica para o Mundo do Trabalho. Esses núcleos são ligados à educação profissional. Foi firmado um termo de cooperação entre Secretaria Estadual de Educação, a Superintendência de Educação Profissional e a Secretaria Estadual de Emprego e Renda para o desenvolvimento desse projeto no estado.
Conforme a coordenadora de educação de Ijuí, Eveline Heberle, o objetivo é tornar mais dinâmica a possibilidade de educação profissional, proporcionando cursos livres rápidos que capacitem para exercício de alguma atividade profissional. Em Ijuí, a escola 25 de julho será referência para cursos ligados à informática, enquanto a escola Guilherme Clemente Koehler será referência no curso de edificações. Eveline afirma que foram feitas pesquisas e que, nesta área de edificações, há grande demanda por cursos específicos como de azulejista, por exemplo.
Os cursos serão ofertados para toda comunidade, não sendo necessário ser jovem ou estudante matriculado em uma das instituições de ensino. A coordenadora afirmou que as vagas e as datas de inscrições, bem como os cursos ofertados, serão divulgados nos próximos dias.
Em todo estado serão 31 Núcleos de Inovação Tecnológica para o Mundo do Trabalho em Escolas de Educação Profissional. O termo foi assinado em 24 de fevereiro para aquisição de equipamentos, pertinentes às qualificações que vierem a ser ofertadas pelas escolas técnicas, assim como implementar políticas públicas transversais de fomento à geração de trabalho. Serão destinados R$ 6 milhões para a aquisição de equipamentos nas áreas de eletrotécnica, eletromecânica, agronegócio, informática, edificações e administração.