O assunto debatido na última sessão na Câmara de Vereadores de Ijuí, a falta de alguns medicamentos ofertados pela Central de Dispensação de Medicamentos preocupa a comunidade que necessita dessa demanda contínua.
Um cidadão que prefere não ser identificado, em entrevista à RPI, falou da situação. “A gente infelizmente tem que recorrer à mídia por procurar recursos por necessidade, não luxo, e sempre que é procurado se encontra um não. Nossos vereadores são procurados, como o César Busnello, que criticava a gestão anterior e critica gestão atual. Pagamos nossos impostos em dia, vemos propaganda do governo cobrando imposto, mas quando procuramos recurso não tem. Remédio contínuo e alguns não contínuos estavam em falta, chegamos lá e demos com a porta na cara”, enfatizou o cidadão.
César Busnello (PSB), lamenta a situação de não encontrar a totalidade de medicamentos que necessita. “Não tem por exemplo medicamentos como Ibuprofeno, Ambraxol, Paracetamol, Amoxicilina e Omeprazol”, falou o vereador. “O fato é que as pessoas não podem interromper um tratamento ou deixar de fornecer o medicamento essencial para a saúde do paciente, é uma garantia constitucional. Isso caracteriza má gestão, falta de planejamento e organização, cobrada por Andrei Cossetin enquanto vereador e que se repetem agora. Se o slogan é de que Ijuí Pode Mais, é lamentável ver que o que ele cobrava antes agora acontece na sua gestão. O gestor precisa ter mais humildade e ouvir a população”, finalizou ele.
A Coordenadora da Assistência Farmacêutica disse que essa é uma dificuldade do setor fármaco como um todo e que todos os medicamentos em demanda irão chegar.