Busca rápidaX


Acumulado de chuva na região de Ijuí é o maior desde o começo da estiagem

24 de março de 2022

Desde que começou a estiagem na região de Ijuí, em outubro do ano passado, as últimas horas registraram o maior acumulado de chuva. Relatos de ouvintes da RPI indicam até 200 milímetros, total esse contabilizado na Linha 21 Norte, interior de Ajuricaba, isso até o começo da manhã de hoje. Já na localidade de Monte Alvão, mesmo município houve 115 milímetros.

Em Ijuí, na cidade, foram 170 milímetros no bairro São José, e no interior, em Rincão dos Brizzi, 165, ainda 105 em Rincão dos Gói e 160 na vila Santana. Já na vila Salto, Bozano, 160 milímetros; além de 140 em outras regiões bozanenses. Na comunidade São João Mirim, área rural de Jóia, houve 65 milímetros, e em São Pedro, 100, até o início da manhã desta quinta-feira.

Coronel Barros, por sua vez, acumulou cerca de 140 milímetros; localidade de Buriti, em Santo Ângelo, 115; Panambi, na cidade, 120; e comunidade de Paraíso, interior de Augusto Pestana, 90 milímetros. O agricultor Samir Lassen, da localidade de São Roque, interior de Jóia, disse que desde 17 de setembro do ano passado não ocorria chuva acima de 100 milímetros.

Meteorologia

Geralmente, o mês de março não é de muita chuva para a região de Ijuí, mas no momento a situação é um pouco diferente, com tendência de bom acumulado de precipitação climática. A meteorologista, Camila Cardoso, destaca que em relação ao outono, que começou no último domingo, a previsão é de chuvas abaixo da média histórica para Ijuí e região, pois ainda existe a influência do fenômeno climático La Niña. Também devido ao La Ninã, as massas de ar frio devem avançar de forma mais rápida nessa nova estação.

Isso deixa as temperaturas mais baixas pela manhã e noite, mas especialmente do meio-dia às 15 horas ocorre elevação. A partir da segunda quinzena de maio a tendência é de frio um pouco mais intenso para a região.

Fonte: Radio Progresso de Ijuí