Busca rápidaX

Progresso Rural: Farsul projeta, no mínimo, 1,4 milhão de hectares de trigo nesta safra no RS

28 de março de 2022

A perspectiva da Farsul – Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul – é que a área com trigo na safra deste ano no Estado seja, no mínimo, de um milhão e 400 mil hectares. Se houver confirmação desse número, vai ter aumento de cultivo em relação à safra de 2021.

O coordenador da Comissão do Trigo da Farsul, Hamilton Jardim, ressalta que a valorização do preço do cereal pago ao agricultor e a quebra da safra de verão deste ano, em razão da seca, são os motivos principais que devem levar os produtores a investir no trigo. A ideia é que os agricultores tentem recuperar renda com o produto. Ontem, a cotação do trigo fechou a semana com preço médio de 96 reais a saca na região de Ijuí. Ele acredita que pela valorização das comodities em geral, o preço do trigo vai seguir entre 95 e 100 reais. A guerra entre Rússia e Ucrânia é outro fator listado por Hamilton Jardim que influência na boa cotação do cereal no momento, pois são países produtores de trigo.

O integrante da Farsul ainda observou o lançamento de novas variedades de trigo, com materiais genéticos que proporcionam maior rendimento e que atendem mercados que precisam do cereal de qualidade, por exemplo os moinhos. Ontem pela manhã, Hamilton Jardim falou sobre o tema durante entrevista no programa Progresso Rural da RPI. Ela ainda abordou a expectativa de acréscimo de área com outras culturas de inverno no Rio Grande do Sul, por exemplo, aveia e canola. Jardim entende que as plantas de inverno deixam boa resteva nas lavouras e também controlam pragas invasoras. Confira o Progresso Rural, de ontem, na íntegra:

Fonte: Radio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!