Busca rápidaX


Melhora média de rendimento da soja na região de Ijuí

29 de março de 2022

O informativo conjuntural semanal do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, divulgado hoje, aponta que a soja evolui para o final de ciclo e com melhor formação de grãos após as últimas chuvas. A maturação ainda é desuniforme.

As lavouras colhidas até o momento são as mais prejudicadas pela estiagem e apresentam baixa produtividade e pequena melhora na qualidade dos grãos. O rendimento médio está em 17,9 sacas por hectare, com 8% da soja colhida dentre os 44 municípios de abrangência do escritório regional da Emater. A expectativa é que as lavouras semeadas mais tarde apresentem produtividade melhor. Pequenos focos de lagartas e percevejos ainda ocorrem nas lavouras da soja. Do restante da oleaginosa, 50,70% está em maturação, 32,30 em granação e 8,80% em floração.

No que se refere ao milho, na mesma região de Ijuí, existe pequena área destinada a grão, semeada entre final de dezembro e janeiro, com desenvolvimento satisfatório, muito superior as lavouras já colhidas e que tiveram danos provocados pela seca. Aproximadamente 30 mil hectares de milho foram implantados nos meses de dezembro e janeiro para produção de silagem. As lavouras apresentam bom desenvolvimento, com perspectiva de silagem de boa qualidade, e com diminuição da incidência de lagarta do cartucho. A média de rendimento do milho é de 72,20 sacas por hectare.

Fonte: Radio Progresso de Ijuí