Busca rápidaX

MANCHETES

Centro de Triagem tem baixa de 400 para até 80 procuras diárias

1 de abril de 2022

Com o início do outono e as oscilações de temperatura, o atendimento no Centro de Triagem da Covid-19 em Ijuí tem recebido uma crescente de atendimento da população em dúvida sobre sintomas do Coronavírus e os tradicionais resfriados e gripes. De acordo com o enfermeiro coordenador, Francisco Korb, o atendimento é mais procurado em épocas de frio.

A primeira recomendação feita pela Secretaria Municipal de Saúde é que a população procure as unidades de saúde dos bairros, e depois o centro de triagem caso a demanda nos bairros seja alta ou haja defasagem de profissionais para o atendimento. A procura, no entanto, tem diminuído após os períodos de vacinação, com os pacientes chegando à triagem com sintomas mais leves, de acordo com Korb.

“É verificado ainda no acolhimento as informações, como a quantidade de doses de vacina tomadas e o contato dessas pessoas com positivados para a Covid. Viemos de um período de 400 consultas por dia, não graves, e os sintomas são os mesmos com tosse, resfriado, dor no corpo ou febre, mas todos sintomas mais leves”, explicou o coordenador. Durante a consulta, é realizado teste rápido e caso positivado o paciente já recebe medicação e atestado para isolamento.

Atualmente, a média de atendimento gira em torno de 80 consultas diárias no início da semana, cerca de 50 até o fim da semana e pelo menos 30 procuras nos sábados e domingos. Outra alteração é no período de isolamento: reduzido de 14 para 7 a 10 dias, dependendo do esquema vacinal também. 

Como diferenciar gripe de covid-19

“Depende de cada pessoa”, explica Korb. “Para os que tem problemas recorrentes de rinite ou sinusite, ou aqueles que tem contato com pessoas com gripe e covid, é sempre importante tirar essa dúvida e procurar atendimento médico e fazer o teste”. O Centro de Triagem segue aberto todos os dias das 8 às 17h.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí