Busca rápidaX


Novo secretário estadual da Agricultura quer mais valorização da imagem do produtor

5 de abril de 2022

A valorização da imagem do produtor rural é um dos focos de trabalho do novo secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, Domingos Velho Lopes, que assumiu a pasta no fim da tarde de ontem. Ao conceder entrevista hoje pela manhã na RPI, ele destacou que vai atuar na construção coletiva de ações, juntamente com entidades e demais instâncias.

No que se refere aos reflexos da estiagem da safra de verão deste ano, comentou que é preciso seguir o debate sobre investimentos para armazenamento de água em propriedades para irrigação, pois o Estado tem bom volume de chuvas durante o ano, mas muito dessa água se perde. Nesse quesito, Domingos Lopes entende a necessidade de ampliar a discussão já realizada sobre adequações ou outras mudanças na legislação ambiental no que se refere às áreas de preservação permanentes, pois talvez a retenção de água interfira em APPs.

No tocante à safra de inverno deste ano, o novo secretário de Agricultura do Rio Grande do Sul enfatizou que o produtor é um permanente investidor e cabe ao poder público dar condições, por meio de linhas de crédito, por exemplo, para implantação de culturas. Na mesma entrevista na Progresso, Domingos Lopes observou que no momento busca detalhes dos diferentes projetos da pasta que passa a comandar para seguir as demandas. Nisso estão medidas do governo gaúcho para auxílio a agricultores atingidos pela estiagem, como anistia de sementes do programa Troca Troca, possibilidade de bolsa estiagem, dentre outras questões.

Nesta manhã, Domingos Lopes teve a primeira conversa mais ampla com a ex-secretária estadual da Agricultura, Silvana Covatti, sobre projetos encaminhados, durante a primeira reunião do governador, Ranolfo Vieira Júnior, com os 11 novos secretários anunciados e empossados ontem. A mudança de secretariado no governo gaúcho ocorreu visto o calendário eleitoral, em que houve necessidade de deixar áreas públicas quem tem intenção de concorrer nas eleições de outubro deste ano.

Outro novo secretário anunciado pelo Estado foi Luiz Gustavo de Souza, para a secretaria de Transportes e Legística. Ele é natural de Frederico Westphalen e atuava como diretor-geral e secretário adjunto da mencionada pasta.

Fonte: Radio Progresso de Ijuí