Com o objetivo de preservar a história das vítimas do Covid 19, Ijuí pode ter um dos 60 Bosques da Memória, constituído por familiares e trabalhadores da Saúde para que não se esqueça o impacto deixado pela pandemia. Parte das ações será o plantio de mudas nativas da Amazônia que compõe a nossa região sul, em homenagem à cada uma das vítimas.
Em Ijuí, o projeto é desenvolvido pela Associação de Vítimas e Familiares de Vítimas da Covid-19 (AVICO) e pela Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural (AIPAN), que já conta com mais de 50 inscritos. Serão pessoas homenageadas que residiram em Ijuí, sendo nascidas no município ou não, mas que de alguma forma estiveram ligadas ao nosso município.
“Independentemente de posição ideológica, essa é uma proposta que transcende posições políticas, é uma proposta acolhedora para todo mundo que perdeu alguém e gostaria que isso não se repetisse, que possamos ter um pouco de afeto e cuidado com essas famílias que ficaram até com o seu luto comprometido”, explicou Pâmela Copetti Ghisleni, uma das participantes deste projeto, em entrevista à RPI.
O projeto será apresentado à comunidade e aos vereadores em sessão ordinária nesta segunda-feira, 18, a partir das 18h. Transmissão online pode ser acompanhada também pelas redes sociais.