Visitando a RPI na tarde desta segunda-feira, 18, o artesão Rodolfo Gartner leva no nome e no coração a arte de trabalhar com as mãos. De múltiplas origens, o gartner significa jardineiro, uma das funções que Rodolfo exerce em ambiente familiar. Mas o artesanato toma hoje a maior parte do seu tempo, uma vez em que faz parte do grupo de artesãos de Ijuí instalados na Praça da República.
“O artesanato é um hobby e pra mim hoje é uma profissão”, destacou ele. “Surgiu essa oportunidade de fazer um trabalho sobre a Capital Nacional das Etnias, que deve ser mais divulgada e entusiasmada pelos nossos munícipes, assim como em outras cidades, pois Ijuí é uma cidade turística, é um centro comercial, partindo com toda força agora com a União das Etnias para o Brasil inteiro”, complementou.
Quando colonizada, a cidade foi habitada por profissionais e em sua maioria artesãos que foram divulgando seu trabalho e se profissionalizando, dando à cidade a cara que tem hoje. E esse é um dos objetivos do artesanato municipal, divulgar cada vez mais essa arte produzida que enaltece a cultura local.