Busca rápidaX


MANCHETES

Dois hospitais de Ijuí e oito da região participam de movimento nacional nesta terça-feira

19 de abril de 2022

Hospitais filantrópicos e Santas Casas do Rio Grande do Sul participam de mobilização nacional, nesta terça-feira, 19, a fim de requisitar maior repasse de dinheiro por parte do governo federal para custear os atendimentos prestados à população, via SUS. Com isso, ocorre suspensão de consultas ou cirurgias eletivas, ou seja, serviços não urgentes.

Para uma diária em UTI os hospitais recebem cerca de 580 reais, porém a despesa é estimada em dois mil e 800 reais. As Santas Casas e hospitais filantrópicos requerem a alocação de recursos na ordem de 17 bilhões e 200 milhões de reais.

Outro fator que preocupa gestores de hospitais é o projeto que tramita na Câmara dos Deputados que institui piso salarial dos enfermeiros, com valor mínimo de 4 mil, 750 reais. O texto ainda prevê que o valor correspondente a 70% do salário dos enfermeiros seja pago aos técnicos de enfermagem; e 50% para os auxiliares de enfermagem e parteiras.

O Hospital de Caridade de Ijuí participa do movimento nacional que é realizado hoje. Diante disso, o HCI reagendou as cinco cirurgias eletivas marcadas para esta terça-feira. As demais cirurgias e atendimentos seguem normalmente na Instituição. O presidente do hospital, Douglas Uggeri, frisa que é favorável ao piso da enfermagem, porém, o HCI não tem de onde tirar o dinheiro extra para pagar esses profissionais, se não for com auxílio do governo.

O Hospital Bom Pastor de Ijuí, além dos hospitais de Augusto Pestana, Crissiumal, São Luiz Gonzaga, Três de Maio, São Miguel das Missões, Santo Cristo, Santa Bárbara do Sul e de Cândido Godói também integram a mobilização nacional desta terça-feira.

Fonte: Radio Progresso de Ijuí