Centenas de usuários da Apae de Ijuí vivem em situação de pobreza. Na busca por mudar essa realidade, uma parceria da instituição com o Sine, criada há cerca de um mês, está incentivando a inclusão das famílias dos usuários no mercado de trabalho.
O programa, denominado “Quer trabalhar?”, é coordenado pelo Grupo de Apoio ao Trabalhador (GAT) da Apae, e conta com a parceria de grupos sociais e do Sine de Ijuí.
Integrante do grupo, o psicólogo Fernando Johann explicou à reportagem da Rádio Progresso sobre o funcionamento da proposta na prática. Segundo ele, com o auxílio do assistente social Raphael Bergel são feitas entrevistas individuais com os candidatos. A partir daí é organizado um perfil de acordo com as características pessoais de cada um. Através desse perfil é realizada uma avaliação sobre as vagas disponíveis e em quais delas o candidato se enquadra. Até agora, em aproximadamente um mês de projeto, dez pessoas foram entrevistadas, e dois familiares se encaixaram em perfis de vagas indicadas. Porém, a decisão final da contratação cabe a empresa, segundo Fernando Johann. Nesse caso, para auxiliar, a Apae envia uma carta de recomendação. Se houver interesse, o candidato vai passar por uma entrevista na respectiva empresa.
Na série de conversas realizadas até agora, segundo relato do psicólogo Fernando Johan, foi identificada uma questão em comum entre os familiares dos usuários da Apae: a falta de especialização, já que a maioria nem possui ensino médio. A partir dessa conclusão, a Apae está buscando parcerias para ofertar cursos técnicos aos familiares e qualificá-los para o mercado.