Busca rápidaX


MANCHETES

Cpers teme por taxação para dependentes do IPE Saúde

4 de maio de 2022

A realidade do IPE Saúde está em debate hoje à tarde na Câmara de Vereadores de Ijuí. O encontro é iniciativa do Cpers/Sindicato. Estão presentes a tesoureira do Cpers, Rosane Zan, e a diretora sindical da entidade, ainda representante do sindicato no conselho de administração do IPE Saúde, Vera Lesses.

Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, Vera Lesses disse que existe receio de que o governo do Estado implante taxa para os dependentes dos titulares do plano IPE Saúde ou aumente o desconto para 3,6%. No momento, o Instituto de Previdência do Estado desconta 3,1% dos salários dos funcionários estaduais para custear os atendimentos, com extensão dos serviços para dependentes, porém, sem cobrança extra.

Vera Lesses ainda comentou que a atual crise financeira do IPE Saúde se deve, por exemplo, pela falta de aumento salarial para professores e funcionários de escolas estaduais, ainda alta da inflação dos serviços médicos e hospitalares, em razão da elevação do dólar.

Já Rosane Zan, na mesma entrevista na Progresso, enfatizou a defasagem de 56% nos salários dos trabalhadores de escolas estaduais gaúchas. Ontem, a Assembleia Legislativa aprovou reposição salarial de 6% para todos os funcionários estaduais. A plenária sobre IPE Saúde nesta tarde no Legislativo de Ijuí é aberta a participação de todo funcionalismo estadual.

Fonte: Radio Progresso de Ijuí