A Famurs – Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul – vai trocar de diretoria no próximo mês. Dias 21 e 22 de junho haverá congresso dos municípios no resort Recanto Maestro, em Restinga Seca, quando vai ser eleita a nova direção da entidade.
Para presidente vai ser eleito o prefeito de Restinga Seca, Paulo Salerno (foto), do MDB, que nesta semana foi escolhido durante votação interna dos emedebistas gaúchos. Existe consenso de que a cada gestão da Famurs, que é de um ano, o representante de um dos quatro partidos com maior número de prefeitos, na atual legislatura municipal, assume a direção da Federação. Dessa vez, o presidente da Famurs vai ficar por conta do MDB, período 2022/2023.
Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, Paulo Salerno disse que a homologação da chapa para a futura administração da Famurs vai ocorrer dia 7 de junho. O grupo vai ter sete vice-presidentes, integrantes de diferentes siglas, por exemplo, PP, PTB e PDT. Um dos vices vai ser o prefeito de Boa Vista do Buricá, João Sehnem, do MDB, que, inclusive, desistiu de concorrer internamente no partido para a presidência da Famurs.
O prefeito de Restinga Seca adiantou que a nova direção da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul vai ter como um dos focos a inovação, por exemplo, as startups, ou seja, empresa emergente que tem como finalidade principal desenvolver ou aprimorar modelos de negócios. Nesse mesmo segmento, a intenção é atuar juntamente com a educação, a fim de abranger estudantes.
Na mesma entrevista na Progresso, Paulo Salerno comentou que outra preocupação que vai ter à frente da Famurs diz respeito às consequências da estiagem da safra de verão 2021/2022, que causou muitos prejuízos para a agricultura. Nesse sentido, destacou a sequência do debate já existente sobre armazenamento de água em propriedades rurais para irrigação. Transporte escolar e repasses de dinheiro para a área da saúde são outras metas de trabalho especificadas pelo prefeito de Restinga Seca.