Busca rápidaX

IBGE aponta aumento de área, mas redução de rendimento de trigo na região de Ijuí

9 de maio de 2022

A estimativa do escritório regional do IBGE, com sede em Ijuí, é que dentre os 12 municípios de abrangência a área com trigo, nesta safra, tenha acréscimo de 8% em relação ao mesmo período do ano passado. Com isso, a perspectiva é de 137 mil hectares com o cereal, aumento de 10 mil hectares em comparação com 2021.

O técnico do IBGE, Valério Neumann, ressalta que a tendência de rendimento é inferior à safra passada. Isso porque, o alto custo dos insumos e dificuldade de financiamento podem levar muitos agricultores a investir menos tecnologia no trigo. Especificamente em Ijuí, a área com trigo em 2022 deverá ser de 20 mil hectares, quatro mil a mais do que ano passado. Já a produtividade esperada em Ijuí é de média de 50 sacas por hectare. Em 2021 a perspectiva inicial de rendimento era de 55 sacas. Nos municípios de Santo Augusto, Ajuricaba e Nova Ramada existe possibilidade de média um pouco maior de rendimento do trigo.

O período ideal para plantio do trigo na região começa dia 20 deste mês. No entanto, já ocorreu cultivo em pequenas áreas. No que se refere à aveia branca, o escritório regional do IBGE, sediado em Ijuí, estima plantio de 32 mil hectares para grão. Outra cultura de inverno, a canola, está com período de plantio liberado, inclusive já acontece cultivo. A expectativa é de acréscimo de 5 a 6% de área com canola na região.

Valério Neumann ainda disse que demais culturas do período, por exemplo, cevada e centeio, oscilam muito de área de um ano para outro e é difícil mensurar o número de hectares, pois o plantio depende de parcerias com empresas, comercialização e preço. Ontem, Valério Neumann falou sobre esses temas durante entrevista no programa Progresso Rural da RPI. O programa vai ser reprisado, hoje, as 22 horas, no Companhia da Noite da Progresso. Abaixo, confira o Progresso Rural, de ontem, na íntegra.

Fonte: Radio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!